terça-feira, 26 de setembro de 2017

PAÇO DO LUMIAR: TÉCNICOS DO PROJETO FARMÁCIA VIVA VISITAM HORTO MEDICINAL DA UFMA

Na manhã desta segunda-feira (25) o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), o secretário municipal de Agricultura, Fortunato Macedo, e técnicos das secretarias de Agricultura, Educação e Saúde do município acompanharam uma visita que a turma do curso preparatório do Projeto Farmácia Viva de Paço do Lumiar fez ao horto medicinal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Herbário Ático Seabra. O projeto orienta a população, de forma técnica, a fazer o uso correto das plantas medicinais.

"Já tivemos oficinas, palestras e agora os alunos selecionados estão visitando o horto medicinal para verificar como é a prática e, em seguida, iniciar a horta de Paço, que será na antiga escola Marly Sarney, hoje UEB Maiobão. É uma coisa nova, não é fácil, mas a gente quer iniciar logo, para transformar essa medicina alternativa em uma opção para pacientes que sofrem com doenças para as quais muitas vezes o remédio industrial já não surge efeito. Estamos fazendo essa visita como um passo a mais para colocar em prática o projeto", explicou o prefeito Domingos Dutra.

A visita, supervisionada pela professora Kalyne Bezerra, coordenadora do Projeto Farmácia Viva, foi para apresentar à turma todas as plantas medicinais que servem como objeto de estudo para a professora Dra. Terezinha Rêgo, que há mais de 50 anos dedica sua vida à pesquisa científica, no estudo da Fitoterapia, Hortas Medicinais, Medicina Popular Pré-Amazônica, Etnobotânica e Espécies Medicinais.

Segundo a coordenadora Kalyne Bezerra, em Paço do Lumiar o curso já está em uma fase avançada em comparação a outros municípios. "Paço do Lumiar começou com o pé direito. Foi o primeiro município onde já fizemos o trabalho de manipulação de xaropes, pomadas, fricção e shampoo. Isto tudo é muito inovador porque esta fase do Farmácia Viva é o nível dois, a gente acabou ultrapassando nosso próprio limite. O projeto tem funcionado muito bem no município, onde já vamos fazer a construção dos canteiros, pois já fizemos toda parte teórica e agora vamos finalizar as práticas. Paço do Lumiar está de parabéns", destacou a coordenadora.

Dentro da horta a turma estava empolgada. A agente de saúde Sabina Bispo, aluna do curso preparatório, enxerga este momento como uma oportunidade única de aprender sobre a fitoterapia. "Este curso é excelente, nunca tinha visto algo parecido em Paço do Lumiar. Tenho aprendido muito e estou conseguindo levar isso adiante. Me sinto feliz em poder ajudar minha família e a comunidade também. Recentemente consegui curar meu neto de uma tosse com remédios naturais feitos por mim", acrescentou a agente de saúde.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, o curso tem o objetivo de orientar a população, de forma técnica, a fazer o uso correto das plantas. "O programa de Fitoterapia visa à melhoria da qualidade da saúde através de medicamentos extraídos das plantas, com efeitos colaterais mínimos. Portanto, é preciso saber qual a maneira correta de preparo e de uso de cada medicamento", afirmou Fortunato Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário