sexta-feira, 8 de setembro de 2017

PREFEITURA QUER MELHORAR VIAS PARA ESCOAR PRODUÇÃO DE COCOS EM IGUAÍBA

A Prefeitura de Paço do Lumiar está realizando o levantamento das principais vias de escoamento da produção de cocos d’água da região de Iguaíba e proximidades para que seja providenciada a recuperação, em parceria com o Governo do Estado. “Vamos buscar melhorar as vias de acesso nesta região de Paço do Lumiar, grande produtora de coco e frutas em geral”, afirmou o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), durante reunião com dezenas de pessoas da Cooperativa de Produtores Rurais de Iguaíba.

Durante a conversa com os produtores, o prefeito também recebeu um pedido para que seja avaliada a possibilidade de ser incorporada água de coco ao cardápio da merenda escolar dos alunos da rede municipal de Paço do Lumiar. “Seria uma forma de ajudar a melhorar a renda dos produtores e também de dar ainda mais qualidade à merenda servida nas nossas escolas. É um pedido que vamos avaliar”, ressaltou o prefeito Dutra.

Eles também pediram ao prefeito Dutra durante a reunião apoio na luta deles junto à Companhia Energética do Maranhão (Cemar) para que seja melhorada a qualidade da energia elétrica fornecida na região de Iguaíba.

MERCADO PROMISSOR

Os produtores rurais de Iguaíba têm conseguido seu espaço no mercado e hoje são responsáveis por cerca de 15% da produção vendida em São Luís. A venda de coco verde tem mercado garantido na Ilha, onde são consumidos mais de 1,5 milhão de cocos por ano. A maior parte vem de estados do Nordeste, como Ceará, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Os vendedores de coco de Iguaíba e vizinhanças ganharam no mês passado, da Prefeitura de Paço do Lumiar, um reforço para o comércio de sua produção nas praias. Por meio do projeto Sabores do Paço, eles têm transporte gratuito para as praias de São Luís todo sábado, domingo e feriados. “As dificuldades são muitas e nós não temos dinheiro para a maioria das obras que queremos realizar em Paço do Lumiar. Mas com boa vontade e por meio de parcerias com o Governo do Estado e empresários temos conseguido fazer muita coisa”, assinalou o prefeito Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário