sábado, 23 de setembro de 2017

PAÇO É O SEGUNDO COM MAIS INSCRIÇÕES EM SEMINÁRIO METROPOLITANO

Foi realizado nesta sexta-feira (22), em Paço do Lumiar, o seminário municipal preparatório para a I Conferência Metropolitana da Grande São Luís. O evento aconteceu no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), na Avenida 14 do Maiobão. Foram discutidas propostas de políticas públicas para o município de Paço, no âmbito da metropolização. O município foi o segundo em número de inscritos, só perdendo para São Luís.

Durante o encontro, que reuniu o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes; autoridades locais e membros da sociedade civil organizada, foram debatidos os temas que formaram os eixos temáticos: saneamento, educação, desenvolvimento social, turismo e mobilidade urbana. A maior participação foi do setor da Educação, seguido do de Desenvolvimento Social.

De acordo com o prefeito Domingos Dutra, o seminário é um passo importante de uma discussão antiga e que vai trazer, sobretudo, desenvolvimento para a cidade. "Essa é uma etapa a mais no processo de concretização da Metropolização da Grande Ilha. E o mais importante é que envolve a sociedade civil na implantação da Região Metropolitana, que não será bem-sucedida se tiver só o poder público atuando", afirmou o prefeito.

Paço do Lumiar foi o 12° Município das 13 cidades que compõem a Região Metropolitana a realizar o seminário. Ao final dos 13 seminários preparatórios, será produzido um documento consolidado dos problemas relativos às temáticas dos grupos de trabalho e as respectivas diretrizes de soluções.

"Por determinação do governador Flávio Dino, avançamos no processo de metropolização, cumprindo o que determina a Lei Complementar nº 174/2015 e o Estatuto da Metrópole. A criação da Agem, os seminários e a conferência servem para implementar a gestão plena da Região Metropolitana e da gestão interfederativa”, explicou Pedro Lucas Fernandes, que fez um balanço das ações. “Fico muito feliz em ver a população de Paço do Lumiar participando e a prefeitura também contribuindo para essa construção, junto com o Governo do Maranhão" finalizou o presidente.

Na ocasião aconteceu também a eleição dos 17 delegados luminenses que serão candidatos na disputa pelo Conselho Participativo do Biênio 2017/2019 que será criado durante o I Seminário previsto para acontecer nos dias 10 e 11 de outubro. Esse conselho terá ligação direta com a Agência Metropolitana e com o Governo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário