quarta-feira, 20 de setembro de 2017

APOSENTADOS DE PAÇO TERÃO UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE

Em breve, os servidores aposentados de Paço do Lumiar terão direito a cursar a Universidade da Terceira Idade (Uniti). O convênio a ser oficializado entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Prefeitura de Paço do Lumiar já foi autorizado e, dentro das próximas semanas, deverá ser assinado.

“Um dos objetivos da Uniti é estimular a inserção social dos nossos aposentados e pensionistas, dando oportunidade a eles de frequentarem um ambiente acadêmico. É uma experiência exitosa em vários lugares do país e que agora chega a Paço do Lumiar também”, afirma o superintendente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Paço do Lumiar (PrevPaço), Carlos Antônio Sousa.

Inicialmente, a Uniti de Paço do Lumiar terá 40 vagas. As aulas serão ministradas no Instituto de Educação Superior Franciscano (IESF), no Maiobão, e também na sede social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), em São José de Ribamar. “A parte acadêmica será no Iesf e as aulas práticas na sede social do Sinproesemma”, explica Carlos Antônio Sousa.

MÓDULOS

Pela grade curricular do curso, haverá quatro módulos. O Módulo I abordará “Envelhecimento e Saúde”, com foco na promoção da saúde, envelhecimento ativo e prevenção. Será realizado principalmente por meio de palestras, mesas-redondas e aulas teórico-práticas.

O Módulo II englobará “Movimento e Qualidade de Vida”, que privilegiará atividades práticas relacionadas às atividades de lazer e recreativas, por meio de atividades físicas e sua importância. O Módulo III será o de “Aspectos Psicológicos e Sociais”, priorizando temas relacionados à autoestima, humor e aspectos sociais referentes à terceira idade. Já o Módulo IV será “Cultura”, voltado para aspectos culturais como: apresentações, música, cinema, arte, teatro, visitas a museus, exposições etc.

Mais informações sobre a Uniti podem ser obtidas na sede do PrevPaço, na Avenida 13 do Maiobão, próximo ao Caic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário