quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Prefeitura de São Luís lança programa 'Asfalto na Rua' que vai recuperar mais de 100 km de vias na capital

O prefeito Edivaldo lançou, nesta terça-feira (1º), no Anjo da Guarda, o programa "Asfalto na Rua". A ação da Prefeitura de São Luís na área da infraestrutura urbana dá prosseguimento ao trabalho executado para restauração da malha viária local, contemplando dezenas de ruas e avenidas de diversos bairros da capital. Realizado com recursos municipais, os serviços do 'Asfalto na Rua' se soma as ações do "Mais Asfalto", programa feito em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado.

O lançamento contou com a participação do deputado federal Julião Amim, dos deputados estaduais, Edivaldo Holanda, Othelino Neto e Professor Marco Aurélio; do presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Filho; dos vereadores da base de apoio Fátima Araújo, Pavão Filho, Edson Gaguinho, Paulo Lins , Nato Jr, Josué Pinheiro, Marcelo Poeta, Beto Castro, Genival Alves, Concita Pinto, Joãozinho Freitas; dos secretários de Estado Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos) e Clayton Noleto (Infra-estrutura), dos secretários municipais Pablo Rebuças (Governo), Jota Pinto (Articulação Política) e Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos).

O prefeito Edivaldo afirmou que o programa 'Asfalto na Rua' vai implantar mais de 100 quilômetros de asfalto, contemplando dezenas de bairros da cidade com nova pavimentação, até dezembro deste ano. Concomitantemente, os serviços do 'Asfalto da Rua' iniciaram também, nesta terça-feira, nos bairros Anjo da Guarda, Gancharia e na avenida que dá acesso ao Cohaserma e Parque Shalom.

"É a continuidade de nossas ações para a recuperação da malha viária e melhoria da infraestrutura urbana de nossa capital. O trabalho nesse sentido será aprimorado agora com o reforço de mais este importante programa de asfaltamento de vias, chegando a novos setores da cidade. O período chuvoso cessou e a estiagem vai nos permitir entrar com força total nas áreas que necessitam de restauração da pavimentação asfáltica. A ação soma-se a outros serviços de restauração viária executado na cidade, como o programa 'Mais Asfalto', executado em parceria pela Prefeitura e o Governo do Estado", enfatizou Edivaldo.
   
Acompanhado do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; dos secretários estaduais Márcio Jerry (Articulação Política e Comunicação) e Clayton Noleto (Infraestrutura); do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto; de secretários municipais, vereadores, deputados estaduais, lideranças comunitárias, entre outras autoridades políticas locais, o prefeito Edivaldo participou do início dos serviços do programa 'Asfalto na Rua', na região Itaqui-Bacanga. A ação começou pela rua Austrália no Anjo da Guarda, e se estenderá por diversas outras vias da área, ainda esta semana.

Representando o governador Flávio Dino no ato de lançamento do programa, o secretário estadual de Articulação Política e Comunicação, Márcio Jerry, destacou a ação como uma importante junção de esforços em favor da capital maranhense.

"Além de serviços executados por meio do programa "Mais Asfalto", que já é uma realidade em mais de 150 municípios maranhense, São Luís terá agora mais este incremento na infraestrutura urbana com o 'Asfalto na Rua. Com isso, quem ganha é a população da nossa Ilha, que terá vias de melhor trafegabilidade e condições mais dignas de vida", afirmou Jerry.
   
"O programa 'Asfalto na Rua' vai alcançar o maior número de ruas e avenidas da nossa cidade e esperamos avançar na perspectiva de garantir esse direito ao maior número de pessoas possíveis. O programa reforça também o compromisso da gestão municipal pela garantia da mobilidade urbana, fluidez do tráfego, que além de cumprir seu papel social, se soma às demais ações de planejamento da capital, estabelecido como uma das prioridade pelo prefeito Edivaldo", avaliou o vice-prefeito, Júlio Pinheiro.

MAIS MOBILIDADE
   
Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, nesta primeira fase do programa foram priorizadas para receber os serviços vias com maior fluxo de pessoas e veículos.

"Estamos dando o pontapé inicial em mais uma ação forte para a melhoria da infraestrutura urbana da cidade, restaurando vias degradas e contemplando novos setores da capital. Até o final do ano estaremos com intervenções importantes sendo executadas em diversos pontos da cidade", pontuou o secretário, acrescentando ainda que a meta do 'Asfalto na Rua' é ampliar as ações de recuperação da malha viária da capital, melhorando continuamente a mobilidade nos corredores viários e bairros de São Luís.

Antônio Araújo lembrou ainda que em sua primeira gestão, o prefeito Edivaldo realizou o maior programa de urbanização de São Luís, com obras de infraestrutura urbana estruturantes, entre as quais, recapeamento asfáltico, implantação de novas vias e construção e ampliação de redes de macro e microdrenagem, alcançando dezenas de bairros e impactando na melhoria das condições de vida de centenas de milhares de famílias.

O programa "Asfalto na Rua", soma-se ao conjunto de obras de urbanização executados na primeira gestão do prefeito Edivaldo quando foram pavimentadas mais de 450 km de vias urbanas, alcançando mais de 100 bairros. O benefício vai além das melhorias do aspecto urbano em si, com impactos para a saúde pública, a mobilidade urbana e a autoestima dos cidadãos.

Presente ao ato de lançamento do programa, o secretária estadual de Infraestrutura, Cleyton Noleto, destacou a ação como mais uma parceria construtiva entre a Prefeitura e Estado. "Estamos integrando os planejamentos destes que serão os maiores programas de recuperação viária já implementados. Enquanto o 'Mais Asfalto cuida essencialmente dos principais corredores urbanos da capital, o 'Asfalto na Rua' entra nas vias dos bairros, conjugando todo o planejamento de execução de serviços de ambas as ações, para fazer com que o recurso público renda mais e alcance mais setores da cidade com serviços importantes para a população", afirmou Clayton Noleto.

Moradora da Rua Austrália, no Anjo da Guarda, há mais de quatro décadas a dona de casa Durvalina da Conceição Ramos, 51 anos, comemora a chegada do asfalto à porta de sua casa. "Esperamos por esse asfalto há mais de 40 anos. Aqui, nós mesmos é que nos cotizávamos para fazer os reparos na rua. Enfim, o sonho de ver nossa rua asfaltada foi realizado e estamos muitos felizes por isso", disse a dona de casa.

Quem também comemorou com inicio dos serviços em sua rua foi o comerciante Luís Carlos Costa Gomes, 47 anos, morador da Avenida Paquistão, outra via do contemplada pelo 'Asfalto na Rua, no Anjo da Guarda. "Vai melhorar mil por cento para todos nós. Quem vive do comércio sabe o quanto é importante estar numa rua bem pavimentada, pois o movimento de pessoas é muito maior e, consequentemente, crescem nossas vendas também", observou o comerciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário