terça-feira, 22 de agosto de 2017

Pequenos agricultores de Paço podem ter desconto em dívidas rurais

Mais de 400 agricultores familiares, pequenos e mini produtores rurais de Paço do Lumiar com dívidas contratadas de 2012 a 2016 no Banco do Nordeste (BNB) podem procurar qualquer agência do banco para pagar o débito com desconto ou negociá-lo. Está em vigor uma resolução que permite que dívidas nesse período sejam renegociadas com prazo até 2030, com o primeiro pagamento em 2021.

A resolução concede o benefício para produtores rurais de locais onde foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública em decorrência da estiagem, como é o caso do município luminense. Mais de 95% dos beneficiados com a medida são agricultores familiares, mini ou pequenos produtores. O prazo para negociação vai até dezembro.

“A medida permitirá que os produtores regularizem seus financiamentos e voltem a produzir, obtendo novos créditos. É uma oportunidade para o agricultor regularizar sua situação e voltar a ter melhor condição de vida”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paço do Lumiar, Fortunato Macedo.

Em 2016, já havia sido publicada uma Lei que permite a regularização das dívidas contratadas até 2011 com descontos que podem chegar a 95% em caso de liquidação do débito.

“Para buscar esse benefício, o agricultor deve procurar uma agência do BNB. Quem tiver dúvida, pode buscar informações na Secretaria de Agricultura de Paço do Lumiar que nós vamos dar a orientação”, informou Fortunato Macedo.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paço do Lumiar fica situada na Praça Nossa Senhora da Luz, na sede de Paço.

Em fevereiro, o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), já havia reunido uma equipe do BNB com pequenos agricultores de Paço para informar sobre a possibilidade de negociação das dívidas com desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário