segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Estudante de Paço do Lumiar retorna de viagem à China

O estudante e lutador de jiu-jitsu Robson Carlos Santos Veras, 14 anos, da Unidade Escolar Tácito Caldas, de Paço do Lumiar, e estudantes de escolas públicas de São Luís encerraram o intercâmbio de 10 dias em artes marciais, caligrafia chinesa, tai chi chuan, cultura chinesa e tênis de mesa realizado na cidade chinesa de Wuhan. Eles receberam certificados pela participação.

A troca de experiência contou com a participação de mais dois países: Coreia do Sul e África do Sul, e proporcionou uma vivência não só da cultura chinesa, mas também das culturas destes países. Os intercambistas foram presenteados com passeio de barco no pôr do sol pelas águas do rio Yangtzé, o mais importante da China.

A cidade de Wuhan tem buscado se aproximar do ocidente por meio dos acordos de cidades irmãs. Neste contexto, São Luís tem colhido bons frutos. Diante disto, a cidade de Paço do Lumiar se credenciou para também tornar-se uma cidade irmã de Wuhan. O secretário municipal de Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Raylton Sales, deu início a este processo e os chineses, de forma oficial, convidaram o prefeito Domingos Dutra para visitar Wuhan no mês de novembro e participar do City Fórum on Trade and Investment Cooperation, China.

PARCERIAS

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Raylton Sales, ao lado do secretário de Estado adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo Cordeiro, retornaram da China comemorando a busca de mais parcerias para o esporte e lazer do Maranhão. Em reunião com autoridades da Jianghan University, em Wuhan, os secretários encaminharam acordos de cooperação técnica, na área esportiva, visando intercâmbio nas modalidades futebol, futsal, badminton e tênis de mesa.

A troca de experiências terá duas frentes. Na primeira, a Jianghan University colocará à disposição dos maranhenses todo seu conhecimento, infraestrutura e experiência para o desenvolvimento do badminton e tênis de mesa no Maranhão. O Maranhão, por sua vez, ofereceu na parte técnica o trabalho de excelência conduzido pelo Prof. Dr. Ph.D. Emerson Silami Garcia do grupo de pesquisa GENES/UFMA, de análise de desempenho aplicado ao futebol e prevenção de lesões. Além do envio de atletas para intercâmbio no futebol masculino e feminino.

Os dois secretários encerraram seus compromissos na cidade chinesa com uma visita à sede da Associação de Futebol de Wuhan e ao Centro de Desenvolvimento do Futebol da entidade. Em reunião com seus dirigentes, eles acertaram compromisso de estreitar o intercâmbio para o desenvolvimento do futebol masculino e feminino categorias de base. Além disso, foi formulado convite pela Associação de Futebol de Wuhan para a realização de pré-temporadas dos times maranhenses profissionais na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário