sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Aluna de Paço participa de conferência nacional em Brasília

A aluna Maria Alicy Borges Sousa, de 11 anos, que cursa o 6º ano da U.E.B. Bandeira Tribuzi - escola da rede pública municipal de Paço do Lumiar, localizada no Maiobão - está em Brasília para participar, até domingo, 20, da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. A aluna teve participação ativa e se destacou na Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Paço. Foi então convidada para compor a mesa na Conferência Estadual, sendo a mais votada para representar Paço do Lumiar como delegada na Conferência Nacional das Mulheres.

Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, o Conselho Nacional de Saúde deve reunir 1.800 pessoas na Conferência, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para defender o Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas públicas em favor da vida da mulher. A abertura do evento foi no início da noite desta quinta-feira, 17.

Por telefone, Maria Alicy disse que está muito empolgada em participar pela primeira vez de um evento tão importante. “Muito feliz por ter sido escolhida para estar aqui. Gosto dos debates, de falar dos problemas que a gente enfrenta e pensar em soluções”, afirmou a estudante.

A mãe de Maria Alicy, Andressa Borges Correia, está acompanhando-a na viagem a Brasília. Ela admite que fica surpreendida com a desenvoltura da filha para falar em público e com o interesse que manifesta pelas questões sociais. “Ela aprendeu a ler com 5 anos e, desde então, se interessa por leitura e gosta de conversar sobre tudo. Ela é uma bênção em nossas vidas”, afirma a mãe, orgulhosa.

Para participar da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, a estudante da U.E.B. Bandeira Tribuzi se destacou como líder na escola e foi escolhida para participar da Conferência Municipal. Por causa da sua desenvoltura ao falar de questões sociais, da saúde e da mulher, ela foi escolhida para participar da Conferência Estadual, onde se destacou novamente, sendo indicada para a Nacional. “Tenho lido bastante sobre saúde e os problemas que as mulheres enfrentam todo dia, mas parece um sonho estar aqui nesta conferência”, afirmou a jovem Maria Alicy Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário