quarta-feira, 5 de julho de 2017

Praça dos Ipês, construída pela Prefeitura no Angelim, é o principal ponto de lazer do bairro

A Praça dos Ipês, no Angelim, construída pela Prefeitura de São Luís em um espaço antes usado como local de descarte irregular de resíduos, hoje é o principal ponto de lazer e entretenimento dos moradores do bairro. "O Angelim se encontrou aqui. Todos os finais de tarde temos um grande movimento de pessoas que vêm para praça para conversar, fazer ginástica, andar de bicicleta, se distrair. Essa é, sem dúvida, a melhor praça do bairro", disse Irlene Pontes, que mora na Rua 19, próxima à praça.

Irlene Pontes integra o Comitê Gestor da Praça e tem tido o apoio dos moradores do bairro no trabalho de conservação do espaço. "Aqui é um espaço de todos, mas temos que cuidar para que sempre esteja limpo e os brinquedos do playground e da academia não sejam depredados", acrescentou Irlene Pontes.

"Tornar a cidade mais bela e com melhor qualidade de vida para todos é uma prioridade da nossa gestão. Ao longo dos últimos quatro anos temos construído, reformado e revitalizado muitas praças e outros logradouros públicos da cidade. Aqui no bairro do Angelim, onde antes havia um espaço degrado, transformamos em mais um local para convívio e lazer da comunidade e assim reforçamos também o sentimento de pertencimento e valorização desses moradores", relembrou o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh), Madson Leonardo Andrade, destacou que as obras são fruto de um trabalho sério, bem planejado e responsável. "Estes espaços são muito importantes para as comunidades pois propiciam a boa convivência e também a prática de esportes entre os moradores. Por isto mesmo é que gestão do prefeito Edivaldo tem olhado com atenção especial para estes locais", salientou o secretário.

O senhor Pedro Renner contou que mora no bairro há quase 40 anos e que foi com muita alegria que acompanhou a construção da praça. "Aqui era mato, lixo. Um espaço que não servia para a população. Agora a gente tem um lugar bonito, limpo, para a diversão de toda a família", disse ele, que também é um dos moradores que cuida para manter o espaço conservado. "Esta praça é o que tem de melhor no bairro", disse, entusiasmado.
   
ESTRUTURA

Construída pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), entre as ruas 7 e 8 do Angelim, a Praça dos Ipês tem área de 3.554 metros quadrados e é arborizada, com equipamentos básicos para área de convivência com mesa grande e bancos, playground e academia da saúde cercados por alambrados, área de circulação e de caminhada e uma pista de skate, construída em conjunto com a comunidade e a Federação Maranhense de Skate.

A arborização da praça é formada por espécies da própria área, que foram todas conservadas durante as obras. O local também possui estacionamento, este construído em parte não arborizada, para preservar a vegetação. "Aqui a gente tem sombra o dia todo o que torna a praça um lugar ainda melhor", disse a dona de casa, Ione de Jesus Costa. Ela contou que nos fins de semana o logradouro fica ainda mais movimentado. "Pra cá vem moradores até de outros bairros como Anil, Vinhais", contou Ione Costa.

"Aqui ficou tão bom que muitos moradores querem fazer festa de aniversário nesse espaço, mas tudo com muita responsabilidade. Com o cuidado de colocar o lixo em locais adequados e deixar a praça limpa depois da festa", disse Irlene Pontes.

PRAÇAS

A construção da Praça dos Ipês compõe o cronograma de recuperação de praças da capital, que já requalificou mais de 30 logradouros em São Luís, transformando-os em espaços de lazer e convivência frequentados por crianças, jovens e idosos, em diversos bairros da cidade.

Os espaços, antes abandonados, eram considerados um gargalo da política pública voltada à infraestrutura de lazer e entretenimento dos moradores. Por conta disso, a reforma das praças tornou-se uma prioridade de gestão do prefeito Edivaldo. O objetivo é ofertar à população locais mais aprazíveis e adequados ao lazer e bem-estar mais próximos de suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário