quarta-feira, 5 de julho de 2017

Casa de Apoio Ninar amplia assistência a crianças com microcefalia e suas famílias

A Casa de Apoio do Ninar, entregue pelo governador Flávio Dino na terça-feira (4), garantirá assistência a famílias maranhenses comdiferentes histórias e realidades. A reestruturação da antiga Casa de Veraneio do Governo do Estado para abrigar o projeto foi mais um investimento realizado para ampliar o suporte às crianças e suas famílias. O espaço, com atividades multidisciplinares, promoverá o fortalecimento do vínculo entre os bebês e seus familiares e beneficiará, especialmente, mães do interior do estado como Josilene de Araújo Vidal.

Moradora do município de Paulino Neves, Josilene de Araújo conta que a casa será mais um suporte no tratamento e na rotina de Álvaro Vidal, de um ano e seis meses. “Achei o projeto maravilhoso. Agradeço muito ao governador por ter se sensibilizado com nossas crianças e pelo empenho que ele tem demonstrado. Essas crianças são tudo para a gente. O Álvaro é uma benção em minha vida, ele tem a microcefalia, mas para mim, meu filho é perfeito e o que eu desejo sempre é melhoria para a vida dele”, contou.

Josilene contou ainda que Álvaro é acompanhado pelo Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) desde que nasceu. Segundo ela, ao saber do diagnóstico no quarto mês de gestação, escolheu ir para São Paulo para obter mais informações, mas quando o bebê nasceu, ela encontrou os profissionais capacitados e os serviços necessários e adequados para o tratamento aqui mesmo no Maranhão.

“A doutora Patrícia, que é neuropediatra, sempre nos atendeu muito bem. Desde que o Álvaro nasceu ele faz o tratamento no Ninar, o que ajuda muito no desenvolvimento dele. Lá ele faz fisioterapia e é acompanhado, além da neuropediatra, por profissionais como fonoaudiologista e oftalmologista. Seria muito difícil para as famílias se não houvesse esse tipo de serviço no estado, porque há muitas famílias que precisam desse atendimento”, ressaltou.

É observando os impactos positivos que o projeto proporcionará na vida de famílias como a do pequeno Álvaro que a gestão estadual comprova que foi acertada a decisão de investir na Casa de Apoio. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou o esforço do poder público estadual para ver esse projeto implantado. “Estamos muito felizes de poder entregar um serviço como esse a famílias maranhenses. É com ações assim que nós damos as mãos e lutamos juntos para proporcionar melhores condições de vida a essas crianças”, disse.

A casa agora conta com espaços como consultórios, recepção, centros de convivência, refeitório, dormitórios, auditório e cozinha. Além de um lugar de acolhimento para as famílias e para as crianças, a Casa de Apoio Ninar será um espaço para o desenvolvimento de atividades multidisciplinares que incluem avaliações médicas, oficinas, palestras, circuito de estimulação multidisciplinar, musicalização infantil e de adulto, arteterapia, dança, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário