terça-feira, 27 de junho de 2017

Paço do Lumiar: Estudantes participam do “Tour Jovem Cidadão” no Centro Histórico de São Luís

Um grupo de estudantes da Escola Estadual Erasmo Dias, do município de Paço do Lumiar, viveu uma experiência ímpar na última sexta-feira (23). A turma participou do projeto “Tour Jovem Cidadão”, que proporcionou um passeio pelo Centro Histórico de São Luís e casas de cultura do Governo do Estado que funcionam na capital.

O passeio começou pelo Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, passando pela Casa de Nhozinho, Biblioteca Benedito Leite, Casa do Maranhão, Centro de Arqueologia e Palácio dos Leões, onde o governador Flavio Dino (PCdoB) e o prefeito Domingos Dutra (PCdoB) aguardavam a chegada dos estudantes.

"Nós vivemos um momento em que a juventude está muito dispersa, um país com muita desilusão e geralmente as pessoas não se lembram e nem priorizam a história como fator de entendimento do que nós somos e para onde nós iremos. Acredito que a melhor forma, ou talvez uma forma mais eficaz de despertar nessa nova geração a curiosidade do autoconhecimento, são essas visitas, porque todos esses pontos dizem muito da história, é como viajar no tempo. É uma excelente iniciativa porque isto motiva os jovens a realizarem pesquisas”, afirmou o prefeito Domingos Dutra.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parceria com as secretarias municipais de Educação e Esporte e Juventude.

"Estamos com os nossos alunos do Ensino Médio tendo a oportunidade de ter uma aula de história ao vivo e a cores. Este momento é um resgate da história de São Luís. Desta forma se faz uma atividade extremamente prática de arte e conhecimento. Isto demonstra parceria entre a Prefeitura e o Estado", observou o secretário de Educação de Paço, Fábio Rondon.

Segundo o governador Flávio Dino, o objetivo do programa é proporcionar aos participantes uma formação e empoderamento cultural, por meio do acesso a equipamentos culturais, como museus, teatros e bibliotecas. "O Tour Jovem Cidadão foi pensado para dar essa resposta de empoderamento cultural para a juventude. Os estudantes fazem um verdadeiro mergulho educativo na história e cultura de São Luís e do Maranhão, gerando uma relação de cuidado e preservação dos nossos bens culturais”, relatou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário