quinta-feira, 22 de junho de 2017

Paço do Lumiar: Atualização de limites da Grande Ilha é tema de audiência pública no Maiobão

Na tarde da última quarta-feira (21), o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), participou de audiência pública sobre as atualizações cartográficas dos municípios da Ilha. O projeto de lei sobre as delimitações da Região Metropolitana de São Luis já está tramitando na Assembleia Legislativa para voto em Plenário.

Foram três projetos assinados no Legislativo e elaborados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

IBGE. Neles constam os acordos entre os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar; São José de Ribamar e São Luís; além de Paço do Lumiar e Raposa. Esses acordos surgiram após um minucioso levantamento feito pelos próprios gestores que caíram em campo e percorreram todos os limites, junto com os órgãos competentes.

A ideia da audiência foi de reunir lideranças comunitárias, ouvir os moradores não só de Paço, mas de toda a Grande Ilha e mostrar o que resultou do acordo entre os municípios, permitindo a construção do consenso por meio da participação popular. Todo o trabalho foi divulgado, os participantes opinaram, fizeram algumas observações e aceitaram as adaptações.

Segundo o prefeito Domingos Dutra, esse não foi um trabalho sem critérios. Foi produzido por dois órgãos técnicos, tanto nacional quanto estadual, de credibilidade incontestável. "Nós, os gestores municipais, apenas acompanhamos, sugerimos e opinamos. Portanto, esse é um acordo sólido e responsável, que vai ser fundamental para definirmos quais as responsabilidades dos prefeitos e do Governo do Estado. Este momento histórico vai contribuir também para que o IBGE faça uma nova recontagem populacional do nosso Município, que oficialmente possui 138 mil habitantes, mas que na realidade tem 167 mil habitantes, fazendo com que Paço do Lumiar perca recursos", observou o prefeito.

Na audiência pública estiveram presentes representantes da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia, presidida pelo deputado Bira do Pindaré; os deputados Junior Verde, Cabo Campos e Wellington do Curso. Também presentes o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro; o vice-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio; o vice-prefeito de Raposa, Alan Aires; o presidente da Agência Metropolitana da Grande Ilha, Pedro Lucas Fernandes; o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, e o engenheiro cartográfico da Divisão Territorial Brasileira do IBGE, José Henrique da Silva.

O deputado Bira do Pindaré, destacou a parceria com o Imesc. "Esta é uma excelente oportunidade para a conclusão do processo de revisão das divisas entre os municípios da Grande Ilha. O trabalho foi fortalecido pelo convênio celebrado entre o Imesc e a Assembleia Legislativa, permitindo que os acordos entre os municípios sejam fixados em lei. Esperamos com isso grande melhoria das condições de vida da população", destacou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário