quarta-feira, 21 de junho de 2017

Maiobão ganha novo Restaurante Popular

Na manhã desta terça-feira (20) foi inaugurado no bairro Maiobão o novo Restaurante Popular. O espaço público destinado à alimentação está maior e mais confortável. O prédio fica localizado na Avenida 12, nº 14, próximo ao Depósito de Material de Construção do Baiano. Os grandes diferenciais do novo equipamento de segurança alimentar e nutricional do bairro são as instalações físicas, bem mais adequadas à atividade. O novo restaurante do Maiobão continuará funcionando em mesmo horário, das 11h às 14h30, no almoço; e das 17h30 às 19h30, no jantar, de segunda a sexta-feira. A refeição tem valor simbólico de R$ 2,00.

A inauguração foi realizada em um grande ato com a participação do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), do secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista; do presidente da Agência Metropolitana da Grande Ilha, Pedro Lucas Fernandes; vereadores de Paço e a população. Segundo o prefeito Dutra, a ideia de retirar o restaurante da Avenida 13, onde antes estava situado, foi de iniciativa do próprio Governo do Estado, que viu a necessidade de proporcionar mais comodidade e higiene aos usuários.

“O local é melhor, climatizado e bem localizado. O restaurante é uma dádiva, principalmente neste momento de crise em que vivemos, com a taxa de desemprego altíssima e tudo nas prateleiras dos mercados custando muito caro. Esta é uma grande oportunidade das pessoas se alimentarem de maneira saudável a um preço acessível. O ideal seria mais restaurantes aqui em Paço, pois temos uma população de 165 mil habitantes e 16 mil famílias no Cadastro Único de Saúde. Há muita gente carente, sem condições de manter uma alimentação adequada”, afirmou o prefeito.

Diariamente, são servidas no almoço até 1.375 refeições e, no jantar, até 550. No novo espaço, o número de mesas foi ampliado para 20 e a capacidade de atendimento para 120 pessoas sentadas. No prédio há ainda sala de capacitação, sala de reunião, entre outros setores administrativos. De acordo com a dona de casa Maria Diva, que almoça todos os dias no restaurante popular, o novo equipamento está muito melhor.

“Eu amei esse prédio novo, tudo limpinho, tem mais lugares para sentar, tem ar-condicionado. Agora posso comer tranquila, sem aquele calor doido que fazia no outro restaurante. Aqui a comida é muito boa e é baratinha. Às vezes eu não tenho dinheiro para ir ao supermercado e, chegando aqui, como muito bem e sou muito bem atendida”, declarou Maria Diva.

De acordo com o secretário da Sedes, Neto Evangelista, a mudança de local integra a política de expansão e melhoria do serviço de segurança alimentar e nutricional implementada pelo Governo do Estado, com o objetivo de combater a fome e melhorar os indicadores sociais na área, tendo como público-alvo principal a população em situação de vulnerabilidade social.

“Temos avançado de forma significativa na área, o que revela a preocupação que o governo tem com os menos favorecidos, com o combate à fome e com a saúde dos maranhenses. Os restaurantes populares são uma importante política pública de governo, que visa, entre outros aspectos, reduzir os índices de insegurança alimentar, que ainda é muito alto no estado. Mas estamos trabalhando com muito afinco para mudar essa realidade, não apenas fornecendo alimentação, mas proporcionando a seus frequentadores oportunidade de capacitação em educação alimentar nesses espaços”, afirmou Neto Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário