domingo, 25 de junho de 2017

Gastronomia maranhense é destaque em barracas do Arraial da Praça Maria Aragão

Os festejos juninos são uma mistura de ritmos, cores e crenças no palco dos arraiais e também uma combinação de ingredientes que agrada o paladar do público. O Arraial da Praça Maria Aragão, um dos circuitos oficiais do 'São João de Todos', promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, dispõe de 12 barracas para venda de iguarias da culinária maranhense, cada uma com 18m². As barracas são uma das opções oferecidas a quem vai ao local, que também conta com uma programação cultural diversificada. Neste domingo (25) e segunda-feira (26), a partir das 18h, o arraial terá apresentações de tambor de crioula, bumba meu boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais.

"A gastronomia maranhense é rica no uso de temperos e sabores com ingredientes daqui mesmo. O 'São João de Todos' busca valorizar a comida típica local, por isso temos 12 barracas que vendem prioritariamente pratos maranhenses no Arraial da Praça Maria Aragão. No período junino, agradamos o maranhense com seus pratos preferidos e ainda apresentamos nossa culinária para os turistas que aqui chegam", destaca o secretário municipal de cultura Marlon Botão.

Neste domingo (25), o Arraial da Praça Maria Aragão vai dançar ao som do tambor de crioula Unidos de São Benedito do Taim e do Tamborito Entre Rios, de Cururupu; dos bois Novilho Branco, de Pindaré, da Malhada e Encantos do São Cristovão, e show de Celso Reis. No Barracão do Forró, o público vai curtir os grupos Forró Bom Demais e Forró Cabo Zé. Na segunda-feira (26), a animação é por conta dos tambores de crioula da Alemanha e da Ponta dʼAreia, dos bois Brilho de Areia Branca, boi de Apolonio e Boi Da Maioba, além de show de Gargamel na Zabumbada.

COMIDAS TÍPICAS

Arroz de cuxá, peixe frito, torta de camarão, arroz Maria Isabel, creme de macaxeira... A lista continua de pratos da culinária maranhense que estão no topo dos mais pedidos pelo público. São receitas que fazem parte das festas juninas e estão relacionadas à cultura do campo.

Os povos indígenas contribuíram com a farinha de mandioca, a aguardente tiquira, a tapioca e macaxeira com que se fazem bolos. Outro ponto alto são os pratos com peixes e frutos do mar, como camarão e caranguejo. O arroz é utilizado como acompanhamento, como o tradicional de cuxá e arroz de toucinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário