quinta-feira, 25 de maio de 2017

Prefeito de Paço do Lumiar busca melhorias na telefonia Móvel para zona rural do Município

A cobertura de banda larga e telefonia celular ainda é um desafio na área rural do Município de Paço do Lumiar. A banda larga e a telefonia móvel são operadas apenas em regime privado no país. Além da empresa OI, as outras operadoras não possuem obrigações de universalização dos serviços para as zonas rurais. Em geral a obrigatoriedade legal de sinal das operadores de telefonia, se limita a circunferência de 30 quilômetros (km), com exceção da empresa Claro, que  venceu um leilão que dá direito a prestar serviço da telefonia 4G em âmbito nacional e por isso ela  fica obrigada a fazer os investimentos também para a telefonia rural.

Todos estes esclarecimentos foram repassados ao prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB) pela operadora Vivo, durante uma reuniao em seu gabiente. O gestor vem convocando as empresas de telefonia móvel que operam no Município, para discutir o que pode ser feito para melhorar a prestação de serviços na zona rural.

" Desde que assumi a gestão, estou em busca das operadoras para melhorar a telefonia e os sinais de internet, principalmente na zona rural. Nós encontramos primeiramente a Vivo, que está bem viva e de não ter a obrigação legal de fazer a melhoria desses sinais em nossa cidade, nós deu várias informações relevantes e se mostrou interessada a nos ajudar. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, vamos em busca das outras empresas, para garantir Internet de qualidade e comunicação mais eficiente para população da zona rural, não dá é para continuar vendo as pessoas subindo em árvores, em busca de sinal telefônico" disse o prefeito Dutra.

Mesmo não tendo competência de cobertura na área  rural de  Paço, os representantes da empresa ouviram os apelos do Prefeito e ficou acordado que o Município vai fazer um levantamento de dados, com coordenadas geográficas e repassar para Vivo, que vai verificar, se o  problema pode ser resolvido com questões técnicas ou através da extensão da cobertura.

"A gente agradece o espaço, foi interessante o diálogo entre as partes e a Vivo está disposta a levar esses projetos e buscar um diagnóstico técnico e comercial, para que em breve possamos dar uma resposta positiva ao Prefeito Domingos Dutra" ressaltou o Gerente de divisão da Vivo no Estado do Maranhão, Luís Fernando.

Na ocasião a empresa beneficiou o Município com o projeto Escola Digital, que é voltado para alunos, educadores e redes de ensino. Trata-se de uma plataforma gratuita que dá acesso a mais de quatro mil Objetos Digitais de Aprendizagem.

No site estão disponíveis centenas de vídeos, infográficos, mapas, jogos, simuladores, e-books de todas as disciplinas da Educação Básica, organizados por série, tema, tipo de mídia, idioma e nível de acessibilidade para pessoas com deficiência. A secretaria de educação de Paço do Lumiar pode customizar a plataforma e deixa-la com o layout personalizado e com os conteúdos que achar mais interessantes, sendo que os técnicos do Município serão capacitados para operarem todo o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário