quinta-feira, 25 de maio de 2017

Paço do Lumiar recebe curso de capacitação para Cadastro Ambiental Rural


Técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura de Paço do Lumair, assim como representantes do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Município, foram capacitados por representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais ,  sobre o Cadastro Ambiental rural. O objetivo da capacitação foi de formar facilitadores que auxiliarão nas inscrições do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que segundo a Lei 12.651/12, formará a base de dados para o controle do desmatamento.

"Essa é mais uma meta que Governo do Estado está cumprindo, essa capacitação é de interesse multo, até porque o cadastro é fundamental para que  agricultores e produtores tenham acesso a créditos, a tecnologias e a políticas públicas do Estado e do governo federal" disse o Secretário Estadual de Meio  Ambiente  e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.

O curso destacou pontos acerca da legislação ambiental, novo código Florestal e áreas de proteção permanentes. Além de explicar  detalhadamente a importância do cadastro no controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil. De acordo com o prefeito Domingos Dutra, o cadastro é indispensável para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

" Queremos agradecer o Governador Flávio Dino na pessoa do Marcelo, secretário de Meio Ambiente, que esta nos proporcionando um treinamento e a partir deste treinamento, poderemos orientar os agricultores do município a fazer seu Cadastro Ambiental Rural porque será necessário, para todas as atividades da classe, inclusive o financiamento. A gente pede que nenhum agricultor deixe de fazer o seu cadastro, porque o sucesso econômico e social deles vai depender disso" concluiu o prefeito.

Mediante ao cadastro, o produtor poderá ter acesso a diversos benefícios e programas do governo Estadual

" Essa capacitação possibilita dar uma assistência de qualidade aos agricultores no âmbito do Cadastro Ambiental Rural, que se tornou obrigatório em 2012 e dessa forma ele vai poder acessar credito e não será punido de acordo com a legislação" disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente,  Renato Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário