terça-feira, 25 de abril de 2017

Paço do Lumiar: Moradores baixa renda e agricultores rurais irrigantes podem ter descontos na conta de luz

Consumidores com renda mensal per capita de até meio salário mínimo tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, assim como quem exerce atividade exclusivamente rural de irrigação ou aquicultura  tem direito a tarifa irrigante, mas pouca gente sabe disso.

Pensando em esclarecer os benefícios destes dois programas oferecidos pela CEMAR, a prefeitura de Paço do Lumiar organizou uma palestra explicativa para moradores da vila de Paço e Iguaíba na manhã desta segunda-feira (24). A reunião contou com a presença do prefeito Domingos Dutra.

"Convocamos a CEMAR primeiro para explicar sobre a tarifa social que é um direito que cabe às famílias carentes e pouca gente sabe disso, a tarifa oferece descontos e em meio a essa instabilidade financeira que o país vem passando, qualquer economia é bem vinda. Em segundo lugar pontuamos alguns problemas em torno da alta tarifa que a Companhia Energética cobra dos agricultores que trabalham com irrigação, a população que trabalha na zona rural está praticamente falindo por conta das altas tarifas, mesmo com o benefício tarifa irrigante. Nós como poder público queremos facilitar a vida dos produtores Luminenses e vamos correr atrás e ver o que está acontecendo" disse o prefeito Domingos Dutra.

Um funcionário da área de relacionamento com o cliente da Companhia Energética do Maranhão, tirou todas as dúvidas da população sobre os benefícios.

" Estamos aqui com o propósito de levar informação à população, sobre como ter acesso a esses benefícios. A CEMAR está sempre disponível a prestar esclarecimentos e ficamos muito satisfeitos com o interesse da prefeitura em prestar esse serviço à comunidade, disse o técnico da CEMAR Erique Chaves.

O tarifa social funciona da seguinte maneira: A família com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa inscrita no Cadastro Único ou que tenha algum integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem direito a descontos na conta de luz que podem chegar até 65%.

Já o tarifa irrigante, também oferece descontos, porém o principal alvo são os agricultores, ou seja, aqueles consumidores classificados como irrigantes e aquicultores (criação de peixes, moluscos, crustáceos) podem receber até 90% de desconto, para consumos no horário entre 21h30 e 6h do dia seguinte, chamado de horário reservado.

Para ter acesso aos descontos de energia elétrica, os interessados devem efetuar a sua solicitação por escrito em uma agência da CEMAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário