segunda-feira, 24 de abril de 2017

Novas ambulâncias doadas pelo Governo melhoram assistência a pacientes em quatro unidades de saúde

Com o objetivo de fortalecer a rede de saúde integrada do estado, o Governo realiza, desde o início deste ano, o programa de renovação da frota de ambulâncias do estado. Até o momento, 44 veículos foram entregues para facilitar a assistência de saúde no Maranhão, sendo quatro destinados a hospitais e unidades de saúde.

“O programa de renovação das ambulâncias vem beneficiar também a regionalização da saúde, já que vai melhorar a transferência entre as unidades municipais e os hospitais macrorregionais, agora com mais segurança e conforto para os pacientes”, disse a secretária de Estado da Saúde em exercício, Karla Trindade.

As ambulâncias, adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), são equipadas com duas macas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. Em cada veículo foram investidos R$ 160 mil. A escolha dos municípios leva em conta critérios como distância e necessidade. Unidades de saúde, vinculadas a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que atendem pacientes de diversas regiões, no último 17 de abril, também receberam ambulâncias para auxiliar na assistência.

Foi o caso da unidade de referência estadual de alta complexidade, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), que atualmente tem o maior fluxo de atendimentos da rede pública. De acordo com o diretor geral, Josué Almeida Vieira Filho, a chegada da ambulância vai incrementar os serviços, melhorando o transporte intrahospitalar. “Como nós temos uma demanda muito grande por leito, a gente tem que fazer a remoção desse paciente para o HCM. Então é muito bem vinda e estamos muito agradecidos por essa doação que o Governo do Estado fez para o hospital”, afirmou o diretor.

Em Códo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atende pacientes do município e, ainda, de cidades como Timbiras e Coroatá. Por conta do fluxo, a ambulância doada pelo Governo vai contribuir para a remoção mais eficiente de pacientes principalmente para o Hospital Macrorregional de Coroatá e, se necessário, para as unidades de saúde da capital maranhense. “Esse equipamento vem pra contribuir muito com nossa região para dar melhor condições de transporte e mais segurança para nossos pacientes. Sem dúvidas, é uma conquista”, celebra o diretor administrativo da UPA de Codó, Antônio Braúna.

A UPA de São João dos Patos também recebeu uma das novas ambulâncias. Atendendo a mais de 10 municípios da região, a ambulância da unidade que já estava em condições precárias, será substituída pela nova. “A nossa ambulância já estava bastante utilizada, apresentando problemas constantes ao ponto de dificultar a remoção dos pacientes. A ambulância vai facilitar esse transporte. Sem contar que será mais seguro, porque é um veículo totalmente novo”, comenta a diretora administrativa da UPA de São João dos Patos, Bianca Barros.

Uma nova ambulância também beneficiará a população de Carutapera e região. De acordo com o diretor geral da Unidade Mista de Carutapera, Edmilson Oliveira, o transporte sanitário fortalecerá o atendimento. “Nós temos três ambulâncias, mas elas não dão conta de atender nossa região, porque é muito grande, além disso, não se encontram em boas condições. A Unidade Mista de Carutapera atende uma parte do Maranhão e uma parte do Pará, por isso, nossa demanda é muito grande. Então, essa ambulância chegou em boa hora”, explicou.

O governador Flávio Dino já anunciou que até o final do ano, os 217 municípios do Maranhão devem receber pelo menos uma ambulância nova. Com a renovação, o Governo contribui com a reorganização dos serviços municipais de saúde e dá celeridade ao remanejamento de pacientes entre as unidades de referência das regionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário