quarta-feira, 29 de junho de 2016

Festa de São Marçal reunirá mais 300 mil pessoas no bairro do João Paulo

O bairro João Paulo é conhecido popularmente pelo encontro de grupos de boi que acontece anualmente para reverenciar São Marçal. A festa, que ocorre na Avenida que dá nome ao Santo, marca o encerramento oficial das festividades juninas da capital e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado, que garantiram toda a infraestrutura da festa. O evento começa já na madrugada do dia 30 e prossegue durante todo o dia.

De acordo com os organizadores, a expectativa é de que mais de 300 mil pessoas passem pelo local durante a festa. O tradicional encontro dos bois de matraca, além de celebrar o dia de São Marçal, celebra também o Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi, instituído pela Lei Municipal nº4544, de 23 de novembro de 2005.

"O encontro de bumba meu boi de matraca é uma das representações da cultura popular mais antigas da nossa cidade, e o nosso compromisso enquanto órgão público é manter a tradição dessas manifestações, que envolve fé, resistência e força dos brincantes, que unem as misturas dos sotaques em uma única festa", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Mais de 50 grupos de bumba meu boi passarão com suas matracas, pandeirões, tambores onças e muita alegria na companhia de brincantes. O encontro de bois para reverenciar São Marçal ocorre desde 1928 e a festa encerra oficialmente as comemorações juninas em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário