segunda-feira, 13 de junho de 2016

Detran realiza operações simultâneas da lei seca no fim de semana

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou mais uma etapa da Operação Lei Seca, neste fim de semana de prévias do São João em São Luís, em parceria com Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind). A operação foi realizada simultaneamente em dois locais, na área do Parquinho da Avenida Litorânea e na Av. dos Holandeses em frente ao Rio Poty Hotel. Nas duas operações foram lavrados 76 autos de infração.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Rosetânia de Farias, afirma que as operações de fiscalização da lei seca e o trabalho de conscientização serão intensificadas no período junino.  “Estamos elaborando várias operações de caráter educativo neste mês de junho com o propósito de tornar os condutores mais prudentes e para que a população se sinta segura”, destacou.

Durante a blitz, foram feitas 260 abordagens, 12 apreensões de documentos e 49 CNHs, remoção de 10 veículos irregulares, 100 testes do etilômetro (bafômetro), 6 infrações e 43 condutores se recusaram a fazer o teste.

“Os principais alvos da operação são os condutores não habilitados e os que dirigem sob o efeito de álcool que, na maioria das vezes, segundo estatísticas, são os principais causadores de acidentes de trânsito”, disse o sargento Carramilo, responsável pela operação.

O condutor Randderayllon Martins que se submeteu ao teste do bafômetro e zerou, conta que as operações de fiscalização no trânsito trazem mais segurança, principalmente nesse período de tantas festas na cidade. “Traz segurança para toda a sociedade, não só ajuda na prevenção acidentes, mas na prevenção de mortes no trânsito. Nem todo condutor tem a preocupação de beber e não dirigir. É notável a redução de acidentes na madrugada, em horários de saídas de festas. Espero que as fiscalizações continuem”, afirmou.

O balanço da Lei Seca sinalizou uma maior intensificação das fiscalizações de trânsito. Nos cinco primeiros meses do ano, foram realizadas 87 operações em todo o Estado, sendo 55 na capital. Por mês em média nove blitzens são realizadas. De janeiro à junho houve um crescimento de mais de 30% das operações. Das 87 operações realizadas, 32 delas foram conduzidas no interior do Estado.

Mais rigor

Desde 2012 algumas alterações na lei aumentaram o rigor das punições e proporcionaram maior eficácia à fiscalização, prevendo novas formas de produção de provas, como fotos, vídeos e testemunhas, além do aumento no valor da multa que passou para R$ 1.915,30 – em caso de flagrante de embriaguez.

No Maranhão, a maior rigidez tem se refletido nos números. De janeiro à junho, o Departamento de Trânsito (Detran-MA) autuou 2.183 condutores por alcoolemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário