quinta-feira, 14 de abril de 2016

São Luís: Prefeitura inicia instalação de novos abrigos para usuários de transporte público

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu início à instalação de novos abrigos para usuários de transportes públicos nas principais vias e corredores de trânsito da capital nesta terça-feira (12). Inicialmente, foram contemplados as avenidas dos Holandeses e Jerônimo de Albuquerque, nos pontos de ônibus localizados próximo à rotatória do quartel da Polícia Militar e à Ceasa. A ação se integra às medidas da gestão do prefeito Edivaldo para melhoria do sistema de transporte da capital maranhense, garantindo mais conforto aos usuários de ônibus.

Os abrigos novos seguem tem dimensões-padrão de 3,7m de comprimento, 1,9m de largura e 2,8m de altura, com capacidade para proteger 10 pessoas, quatro delas sentadas. A estrutura tem perfis, vigas e cobertura com chapas metálicas, aberturas laterais para ventilação e assento com chapa inox e inclinação na frente para melhor proteger os usuários.

ACESSIBILIDADE

O abrigo garante acessibilidade a cadeirantes e pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. A Prefeitura incluiu no projeto um espaço para acomodar um cadeirante e ainda instalou piso táctil de alerta no acesso à parada. A adequação, em consonância com as demandas desses usuários, obedeceu às normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ainda como parte das ações para garantir acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, a Prefeitura de São Luís está realizando obras de adaptação, construindo rampas nos principais pontos de fluxo de pessoas da capital maranhense. A ação determinada pelo prefeito Edivaldo iniciou esta semana, na região do centro da cidade, e deverá se estender também aos abrigos instalados nos principais corredores urbanos.

Os novos abrigos serão instalados novos abrigos nos principais corredores e vias da cidade, com prioridade para os locais que ainda não possuem o equipamento e também em locais onde há abrigos danificados, a exemplo do retorno do Calhau, próximo ao quartel da Polícia Militar; em frente ao Hiper Bom Preço, no São Francisco; em frente à Ceasa, no Cohafuma; em frente à Dalcar-Calhau e em áreas como a região Itaqui-Bacanga e a Cidade Operária, entre vários outros pontos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário