sábado, 23 de abril de 2016

Hospital Socorrão II é classificado como unidade de referência pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde habilitou o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II (Cidade Operária), unidade de saúde da Prefeitura de São Luís, como referência em emergência, no Maranhão, para assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. A portaria foi publicada no dia 15 de abril pelo governo federal no Diário Oficial da União. Mensalmente, a equipe médica do hospital atende na emergência ortopédica mais de 600 pacientes, provenientes tanto da capital quanto de municípios do interior do estado. Em média, são realizadas cerca de 300 cirurgias ortopédicas por mês.

Com o parecer positivo da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Luís se qualifica para a inclusão, no orçamento do Ministério da Saúde, da realização de serviços complexos de traumato-ortopedia que antes eram realizados com recursos próprios pelo hospital Socorrão II.

A qualificação positiva do hospital Socorrão II é fruto do planejamento determinado pelo prefeito Edivaldo. “Ao tornar o Socorrão II referência em alta complexidade de traumatologia e ortopedia no Maranhão, o Ministério da Saúde reconhece o trabalho que temos feito desde que começamos a promover ações na rede de saúde, nos hospitais de urgência e emergência. Com a habilitação, vamos aplicar o recurso do governo federal para oferecer um atendimento ainda melhor à população nessa área”, afirmou o prefeito Edivaldo.

CREDENCIAMENTO

“Os pacientes da saúde pública de São Luís, tanto da Grande Ilha quanto de outros municípios que recorrem ao Socorrão II, já usufruíam de uma assistência de alta complexidade. Agora, estando habilitado, o hospital de emergência continuará fornecendo o mesmo serviço de qualidade e, com os recursos que virão, intensificaremos serviços e daremos mais qualidade”, explicou a secretária municipal de saúde, Helena Duailibe.

Para que a unidade de emergência e urgência consolidasse a qualidade dos serviços e fosse alçada ao patamar de excelência em traumatologia e ortopedia, a Prefeitura de São Luís realizou uma série de intervenções nos serviços de saúde oferecidos na unidade. As mudanças, que foram feitas sob a orientação e acompanhamento do prefeito Edivaldo, incluíram capacitação do quadro técnico do hospital e contribuíram também para dar mais eficiência à rede de saúde. Foram adotadas normas específicas relativas à estrutura física, à parte assistencial e à prestação de serviços em trauma-ortopedia (colunas, cintura escapular, braço, cotovelo, punho, mão, cintura pélvica, quadril, coxa, joelho, perna, tornozelo, pé, traumatologias infantil e ortopédica de urgência e emergência).

Para a diretora do Socorrão II, Bernadete Veiga Ferreira, a condição de referência de alta complexidade era pleiteada há muito tempo pelos profissionais da rede de saúde. “É uma resposta à nossa equipe médica e aos funcionários, que se empenham diariamente, além de um retorno dos investimentos feitos na rede de saúde, que vem passando por uma transformação de qualidade. Quem só quem tem a ganhar é a população”, enfatizou.

A qualidade no serviço de referência em alta complexidade de traumatologia e ortopedia no hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura já tem recebido reconhecimento por parte dos pacientes que chegam ao Socorrão II.

É o caso da dona de casa Iris de Jesus, 25. atropelada por um veículo. O acidente ocasionou fraturas no tornozelo e no fêmur. Em tratamento na enfermaria do hospital, Iris se diz satisfeita com o atendimento.  “Não tenho do que reclamar. As enfermeiras me tratam bem e o médico sempre conversa comigo para saber do meu estado”, disse.

O autônomo Rafael Fernandes, que fraturou o fêmur e a tíbia, vítima de um acidente automobilístico, também ressaltou a qualidade do atendimento no dia a dia do hospital. “A comida é boa, o atendimento está muito bom”, falou enquanto aguardava procedimento pré-operatório.

SOCORRÃO II

O Hospital Municipal Dr. Clementino Moura foi inaugurado em 1998 para reforçar a rede de urgência e emergência do município de São Luís. Contudo, a estimativa é que metade dos atendimentos contemple cidadãos do interior do estado. O hospital é direcionado às urgências clínicas e cirúrgicas de pacientes adultos, com especialidade no atendimento de traumatismos ortopédicos, neurocirúrgicos e bucomaxilares. O Socorrão II conta com cerca de 1.400 profissionais, incluindo terceirizados.

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. Já a traumatologia lida com trauma do aparelho músculo-esquelético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário