segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Prefeitura intensifica serviços de capina, roçagem e limpeza de galerias no período chuvoso

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem intensificado o serviço de capina, roçagem e limpeza de galerias em pontos estratégicos da capital maranhense. Nos últimos dias, o cronograma de capina e roçagem elaborado pela Superintendênia de Limpeza Pública (Sulip), órgão da Semosp, incluiu os bairros Tirirical, Pedrinhas, Barreto, Centro, Coroadinho, Santo Antônio, Parque dos Nobres, Renascença e São Francisco. O trabalho continua nos próximos dias na área da Lagoa da Jansen.

A aceleração das tarefas de limpeza é uma determinação do prefeito Edivaldo. "No período chuvoso, aumenta a necessidade pela realização desses serviços que são parte do planejamento contra entupimentos de bocas de lobo, ramais e galerias. Ao manter, o fluxo adequado da água, a Prefeitura de São Luís trabalha para o controle de algumas doenças, como a dengue, o zika vírus e a leptospirose", explicou o prefeito.

RITMO INTENSO

De acordo com Antônio Araújo, titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o trabalho de roçagem é realizado diariamente e é parte do programa de limpeza cidade. "No período chuvoso, o trabalho de capina e roçagem, que é realizado todos os dias, é intensificado. Isso porque com a plantação baixa há melhor escoamento das águas pluviais e é possível evitar alagamentos e prejuízos à população", disse.

São enviados para as ruas, todos os dias, cerca de 130 prestadores desse serviço. Na Lagoa da Jansen, área que atrai turistas e moradores para a prática de exercícios físicos e outras atividades de lazer, as equipes de limpeza da Semosp foram bem recebidas pelos moradores.

Para a comerciante Leila Bueno, que vive na região, esse trabalho é também benéfico para o paisagismo da área. "Esta é uma localidade turística e um dos cartões postais da cidade. É importante manter a plantação baixa e cuidada. Ainda mais pelo fator principal, que é evitar que, neste período de chuvas, aconteça alagamentos e outros transtornos. A Prefeitura tem mantido esse trabalho em dia por aqui ", considera.

Além de ruas e avenidas, o trabalho de capina e roçagem é realizado, também, em praças e escolas. Nesta segunda-feira (22), foram enviadas equipes para a Praça do Viva, no São Francisco, e para a Unidade Estadual Rosa de Saron, no Cujapari, Zona Rural de São Luís.

LIMPEZA DE GALERIAS

A Prefeitura de São Luís ainda está realizando continuamente a limpeza de galerias em diversos bairros da capital maranhense. Nesta segunda-feira (22), a ação foi realizada na Avenida Guajajaras e também na Avenida Jailson Viana, na Vila Olímpica. Dos dois pontos, foram retiradas 5 toneladas de lixo, que impediam o escoamento da água nas proximidades.

A operação tem seguido cronograma da Semosp que atende a áreas prioritárias por meio de uma equipe de técnicos responsáveis pela retirada do lixo. No último sábado (20), a equipe da Semosp realizou a limpeza de galeria de escoamento localizada nas proximidades da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Cidade Operária.

A ação foi realizada após o registro de alagamento na região, em decorrência da forte chuva do dia anterior. A área estava tomada por lixo abandonado. Uma equipe de trabalhadores da Semosp foi deslocada para o local onde foram removidos, através de retroescavadeiras e caminhões de sucção, cerca de 3 metros cúbicos de lixo sólido, o equivalente a 3 toneladas de resíduos.

Entre os itens retirados da galeria, estavam sacolas plásticas, resíduos de construção e, até mesmo, peças de carro. Após a limpeza, a galeria voltou a escoar adequadamente as águas pluviais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário