terça-feira, 26 de janeiro de 2016

CGU e TCU firmam acordo de fortalecimento de ações de fiscalização dos recursos públicos

Parceria prevê o desenvolvimento conjunto de tecnologia em trabalhos de auditoria, além de compartilhamento de informações e capacitaçõesA Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) assinaram, nesta segunda-feira (25), acordo de cooperação técnica para ampliar e fortalecer ações integradas, além de promover o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias. A parceria foi firmada pelo ministro interino da Controladoria, Carlos Higino, e pelo presidente do TCU, Aroldo Cedraz, em Brasília. Evento reuniu cerca de 30 pessoas.

Na oportunidade, Higino ressaltou que a iniciativa irá maximizar ações conjuntas que já ocorriam há muitos anos. “Vamos melhorar atividades de fiscalização e agir com mais recursos de inteligência em auditorias”, afirmou. Para ele, haverá, sobretudo, incremento na informatização das Tomadas de Contas Especiais. “Devemos usar soluções tecnológicas para garantir que haverá retorno dos recursos públicos desviados”, concluiu.

O acordo consiste na realização de uma série de ações, como: desenvolvimento de tecnologia em trabalhos de auditoria, tomadas de contas especiais e atos de pessoal, além de compartilhamento de recursos, informações e pesquisas. O documento também visa ao compartilhamento de treinamentos, cursos de capacitação e boas práticas.

O presidente do TCU, Aroldo Cedraz, destacou a importância de acordos institucionais entre órgãos de defesa do Estado. “O caminho para a união é a parceria. Os desafios do controle têm ocorrido numa escala inédita. Logo, devemos usar métodos e técnicas de tecnologia da informação. É uma relação ganha-ganha, na qual ambas as instituições trabalham em prol do interesse público para a melhoria da gestão”, frisou.

O documento tem vigência de 60 meses e não implica compromissos financeiros ou transferências de recursos entre os partícipes. É possível, ainda, renovar o acordo, por termo aditivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário