sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Prefeitura promove vacinação domiciliar de cães e gatos nos bairros da Cohab e Tirirical

A Prefeitura de São Luís, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), dá prosseguimento à campanha de vacinação antirrábica neste fim de semana. Nesta sexta (27) e sábado (28), os vacinadores vão percorrer os distritos da Cohab e Tirirical, totalizando 48 localidades numa grande ação de imunização. Desde o início da ação foram vacinados 57.633 mil animais. A vacinação domiciliar de cães e gatos será desenvolvida em toda a cidade até 19 de dezembro.

A capital maranhense não tem registrado casos de raiva, mas o coordenador da UVZ, João Batista Pires, ressalta a importância da manutenção do controle da doença nas populações animais, o que por consequência impede a transmissão para a população humana. "A raiva está controlada em São Luís, mas isso não isenta o município de fazer campanha de vacinação anual que é obrigatória por lei e precisa da adesão da comunidade para ter êxito", afirma.

VACINA

A vacinação é em dose única e para ser vacinado, o animal deve ter a partir de dois meses de vida e estar em boas condições de saúde. Não há necessidade de cartão de vacinação.

A Semus informa que ao final da campanha, as pessoas que não tiverem conseguido vacinar seus animais poderão procurar a sede da UVZ, no Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém), onde a vacina estará disponível.

No Distrito Cohab serão contemplados com a atividade de vacinação bairros como Cruzeiro do Anil, Vicente Fialho, Planalto Anil II, Forquilha, Pão de Açúcar, Primavera I, Jardim das Margaridas, Cohatrac I, Itapiracó, Anil, Cohab Anil IV, Cohab Anil III, Residencial Canudos, Recanto Fialho, Jardim Eldorado, Conjunto Cohama I, Cantinho do Céu, Vila 7 de Setembro, Residencial Esperança, Residencial Primavera, Cohatrac IV e Baixa do Turu.

No sábado a equipe atuará em bairros como Pirapora, Conjunto Santos Dumont, Conjunto Jaguarema, João de Deus, Vila Litorânea, Sol e Mar, Vila Luizão, Retiro, Cohatrac III, Baixa do Turu, Turu Boa Esperança, Habitacional Turu, Planalto Anil I, Parque Universitário, Cohatrac I, Brisa do Mar, Pimenta, Olho d'Água, Planalto Turu II e III, Turu I, Hilton Rodrigues, Rosana, Bom Jardim, Divinéia e Vicente Fialho.

Durante as sextas-feiras a ação será realizada das 13h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h. Esta é a segunda campanha de vacinação antirrábica realizada este ano pela Semus. Ação de imunização tem o objetivo de fortalecer a barreira imunológica contra a transmissão do vírus da raiva.

RAIVA

A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. É transmitida pela mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário