segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Prefeito de São Luís anuncia obras de intervenção no trânsito na principal entrada da Cidade

Para gerar maior fluidez no trânsito na entrada da capital, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), inicia esta semana a modificação do trânsito no cruzamento das avenidas dos Franceses com a Guajajaras e no retorno do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. A obra, que deve ficar pronta até meados de dezembro, é uma ação conjunta do prefeito Edivaldo e do governador Flávio Dino, executadas, respectivamente, através da SMTT e da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra), que tem como titular o secretário Clayton Noleto.

"Nossa gestão tem desenvolvido passo a passo mecanismos que permitam o aperfeiçoamento da mobilidade urbana em nossa cidade. Logo na entrada de São Luís, próximo ao aeroporto, há um gargalo histórico que pretendemos dissolver com a alteração do tráfego no local. Estamos executando intervenções para que a população possa usufruir das vias de maior fluxo de maneira mais tranquila, com mais agilidade e menos congestionamentos", comentou o prefeito Edivaldo.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, a ação está inserida no cronograma de metas das 31 intervenções de trânsito da gestão do prefeito Edivaldo. "A intervenção consistirá em mudanças no traçado geométrico do trecho, com fechamento de canteiros centrais; criação da terceira faixa de rolamento, com destaque para o fechamento da rotatória formada entre a Avenida Franceses com a Avenida Guajajaras, fazendo com que o motorista siga até a rotatória do aeroporto e realize a conversão à esquerda livre em direção à Avenida Guajajaras, o que vai gerar uma fluidez muito grande, no estilo do que já fizemos na Avenida Carlos Cunha, no bairro do Jaracaty", explica o secretário Canindé Barros. A ação conta também com drenagem e reurbanização da área, bem como sinalização horizontal, vertical e semafórica para devida orientação de motoristas e pedestres.

 Com a modificação geométrica das rotatórias do São Cristóvão - aeroporto, consideradas de grande fluxo, toda a extensão da área que compreende o cruzamento da Avenida dos Africanos com a Avenida dos Franceses até a rotatória do aeroporto terá uma melhoria significativa na mobilidade urbana na capital. O trecho que corresponde às duas rotatórias tem um histórico de congestionamento grande, principalmente motivado pela circulação de pessoas de municípios vizinhos para São Luís, gerando um grande fluxo que se inicia no final do dia e se estende até às 20h.

Outro fator que contribui para esta ação de melhoria da mobilidade é o crescimento urbano de áreas do entorno, decorrente do programa "Minha Casa, Minha Vida". Diante disso, há um esforço conjunto da Prefeitura de São Luís e do governo do Estado para solucionar este problema, facilitando o acesso rápido dos moradores da região aos seus destinos.

REGIÃO DA FORQUILHA

Logo após a entrega da obra de intervenção das rotatórias do São Cristóvão - aeroporto será iniciada a intervenção na região da Forquilha, que se estenderá da Forquilha até a Forquilhinha (entrada da Maioba), acesso que vai para o Maiobão. Toda a área passará por uma modificação com retirada de rotatórias, execução de dois cruzamentos e implantação de um cruzamento semafórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário