segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Chegam a 100 as Operações Lei Seca realizadas este ano no Maranhão

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), promoveu no fim de semana, em São Luís, a centésima Operação Lei Seca do ano. A operação, iniciada no sábado à noite e encerrada às 5h do domingo, 18, na Avenida dos Holandeses, na Ponta do Farol, resultou na remoção de 20 veículos, apreensão de 15 CNHs, 04 CRLVs, 16 recusas de teste de bafômetro e a prisão de um médico, flagrado dirigindo sob efeito de álcool e entorpecente.

De janeiro a outubro deste ano foram realizadas 34 blitzen da lei Seca em São Luís e 66 em municípios do interior, um número bem superior às oito operações realizadas em todo o ano passado pelo governo passado.

Com a intensificação das operações, principalmente nos municípios do interior, onde praticamente não havia fiscalizações até o ano passado, o reflexo já é percebido no registro de acidentes de trânsito. Segundo levantamento da Seguradora Líder, empresa gestora do seguro DPVAT, de janeiro a julho deste ano, houve no Maranhão uma redução de 16% nas indenizações por mortes no trânsito de janeiro, comparado ao mesmo período do ano passado. Enquanto no Maranhão houve redução de 16%, no restante no país a queda no pagamento de indenizações foi de 11%.

Ainda segundo os dados da seguradora Líder, no Maranhão houve uma redução de 6% no número de indenizações por invalidez, de janeiro a julho deste ano. No Brasil, em contraponto, houve acréscimo no pagamento de indenizações.

Levantamento feito pela equipe de estatística do Detran-MA, aponta ainda uma queda de 16% este ano no número de mortes em acidentes com vítimas fatais no trânsito.

"Todos esses números positivos demonstram que o governo do Estado está no caminho certo, ao fortalecer as operações de fiscalização do trânsito. Estamos trabalhando incansavelmente para tentar reduzir ainda mais o número de acidentes no trânsito. A queda de 16% na redução de mortes no trânsito não é suficiente. Em 2016, pretendemos dobrar esse quantitativo, mas os resultados obtidos até aqui demonstram que estamos cumprindo o nosso principal papel, que é salvar vidas”, comenta o Diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes.

A centésima Operação Lei Seca resultou na apreensão de 15 CNHs, 04 CRLVs, remoções de 16 veículos e 04 motocicletas, 33 notificações (por veículos não licenciados, condutores não habilitados, película, sem placa, lacre violado, xenon, entre outros), 16 recusas de teste de bafômetro. No total, foram feitas 203 abordagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário