terça-feira, 21 de julho de 2015

Simulador de direção volta a ser obrigatório para tirar CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

A partir de 2016, o simulador de direção volta a ser obrigatório para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A decisão foi anunciada em nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada nesta segunda-feira, 20, que altera o artigo 13 da Resolução 168/2014.

Os simuladores chegaram a ser obrigatórios no início de 2014. Após queixas dos Centros de Formação de Condutores(CFCs), o Contran reverteu a decisão e tornou facultativo o uso do equipamento. Atualmente, somente os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas exigem o simulador de forma obrigatória.

De acordo com a nova resolução(543/2015), para obter a CNH, os futuros condutores terão que fazer, no mínimo, cinco horas/aula em simuladores, sendo uma com conteúdo noturno. Inicialmente, a determinação vale para os que vão dirigir motos e carros de passeio(categorias A e B). Numa segunda etapa,  o uso do simulador será obrigatório para quem pretende dirigir veículos comerciais, caminhões e ônibus. A nova regra da obrigatoriedade do simulador de direção vale também para quem pretende migrar a CNH para a categoria B.

A volta da exigência do simulador para a obtenção da CNH deverá ser regulamentada até o final de dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário