quarta-feira, 15 de julho de 2015

Projeto de trânsito Seguro atesta diminuição do número de acidentes no primeiro semestre em Imperatriz

O Ministério Público do Maranhão comemora os resultados positivos obtidos em 2014 e 2015 com o projeto "Trânsito Seguro, Direito de Todos", executado desde maio do ano passado pela 7ª Promotoria Criminal de Imperatriz em parceria com vários órgãos públicos e a sociedade civil organizada. Segundo dados do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) de Imperatriz, no primeiro semestre de 2015, houve uma diminuição de 15,3% no número de acidentes de trânsito; 16,3% no número de vítimas; e 38,8% no número de óbitos - em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado também é reflexo da campanha educativa realizada pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Ministério Público do Maranhão e o Sistema Mirante. Desde o início de 2015, a campanha já produziu e veiculou na TV vários vídeos com temáticas relacionadas ao trânsito: respeito à preferencial nos cruzamentos, álcool e direção, custo social para o tratamento das vítimas e respeito às vagas preferenciais em estacionamentos, entre outros.

O próximo vídeo educativo abordará o tema estacionamento em fila dupla, que atrapalha o fluxo do trânsito. Além disso, o projeto da 7ª Promotoria Criminal de Imperatriz está buscando parceria com o Departamento Estadual de Trânsitio (Detran) para que a fiscalização da Lei Seca seja permanente na cidade.

"O projeto Trânsito Seguro, Direito de Todos se baseia em três focos de atuação: sinalização adequada, educação e fiscalização. Precisamos oferecer ruas bem sinalizadas, conscientizar sobre direitos e deveres e, por fim, tornar a fiscalização do trânsito efetiva. E os esforços já aparecem, diante da diminuição do número de acidentes e principalmente de vítimas", concluiu o promotor Alessandro Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário