domingo, 12 de abril de 2015

Prefeitura de São Luís promove Semana do Livro Infantil na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Biblioteca Municipal José Sarney, promove, entre os dias 13 e 18 de abril, a Semana do Livro Infantil, com atividades voltadas para crianças e jovens. A programação acontecerá na sede da Biblioteca Municipal e encerrará na Praça Viva Bairro de Fátima, além de visita ao Hospital da Criança, no bairro da Alemanha.

No espaço da biblioteca, será montada exposição em homenagem aos dois maiores escritores de livros infantis no mundo e no Brasil, Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato. A programação contará com jogos culturais, contação de histórias, apresentações teatrais, lançamento de livros e mediação de leitura, com atividades das 8h30 às 10h30.

"A leitura é o principal instrumento de transformação social e cultural. Promover atividades de incentivo à leitura para as crianças é possibilitar uma formação cultural ampla, e esta é uma das principais metas da Biblioteca Municipal. Um espaço para a população que precisa ter mais visibilidade", afirmou o presidente da Func, Marlon Botão.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, também destacou a importância do incentivo à leitura para os educandos. "O universo literário proporciona às crianças o exercício do lúdico e do fantástico, o desenvolvimento da criatividade e dos aspectos cognitivos, todos fatores indispensáveis para o desenvolvimento integral das habilidades de nossas crianças,", disse o titular da Semed.

Além das atividades de mediação de leitura, a programação terá a presença dos escritores maranhenses de livros infantis e do patrono da 8ª Feira do Livro de São Luís, Wilson Marques. Na ocasião, os escritores vão sortear os livro, com sessão de autógrafos. "O livro desperta o prazer pela leitura e se torna uma importante ferramenta de construção de valores e experiências. Ser escritor de literatura infantil é uma missão", declarou o escritor e bibliotecário Márcio Almeida.

Na sexta-feira (17), a programação acontecerá na praça da igreja católica do Bairro de Fátima (Viva Bairro de Fátima), às 15h, com exposição de livros, apresentação teatral, bate papo com os escritores e distribuição de livros.

No sábado (18), a programação encerra com visita às crianças do Hospital da Criança, no bairro da Alemanha, com a presença dos personagens Emília e Visconde, do livro Sítio do Pica Pau Amarelo e distribuição de livros infantis.
"Durante a programação, nós vamos promover também uma campanha de doação de livros de literatura que serão distribuídos para as bibliotecas comunitárias da cidade", ressaltou a coordenadora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.

A programação da semana do livro infantil é coordenada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), por meio da Biblioteca Municipal José Sarney, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade Federal do Maranhão.

MÊS DO LIVRO INFANTIL

O dia 2 de abril é dedicado internacionalmente ao livro infantil pela data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen. Considerado o primeiro autor a adaptar fábulas para a linguagem do livro infantil, o escritor é autor de obras mundialmente consagradas, como "O Patinho Feio", "Soldadinho de Chumbo", "A Pequena Sereia", entre outros.

No dia 18 de abril comemora-se nacionalmente o Dia do Livro Infantil em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. O escritor foi o primeiro a perceber a necessidade de inserir elementos da cultura nacional nas histórias para as crianças, além de ser considerado um dos precursores da literatura paradidática. É criador dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, uma das obras mais famosas e eternizadas em programas de televisão.

A Biblioteca Municipal fica localizada na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima.

PROGRAMAÇÃO

Dia 13/04 - 08h30 às 10h30

Escola convidada: CE Antonio Jorge Dino

. Exposição em homenagem a Monteiro Lobato
. Jogos culturais e dinâmicas de leitura
. Lançamento de livro e bate papo com escritores Daniel Victor, João Marcelo e Dilercy Adler
. Hora do conto
. Oficina de criatividade
. Sorteio de livros


Dia 14/04 - 08h30 às 10h30

Escola convidada: UEB São Sebastião

. Exposição em homenagem a Monteiro Lobato
. Jogos culturais e dinâmicas de leitura
. Lançamento de livro e bate papo com escritores Marcio Almeida e Francimeire Cavalcanter
. Hora do conto
. Oficina de criatividade
. Sorteio de livros

Dia 15/04 - 08h30 às 10h30

Escola convidada: Educandário Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho

. Exposição em homenagem a Monteiro Lobato
. Jogos culturais e dinâmicas de leitura
. Lançamento de livro e bate papo com escritora Cleo Rolim
. Hora do conto
. Oficina de criatividade
. Sorteio de livros

Dia 16/04 - 08h30 às 10h30

Escola convidada: CE Rosário Nina

. Exposição em homenagem a Monteiro Lobato
. Jogos culturais e dinâmicas de leitura
. Oficina de desenho
. Hora do conto com o arte-educador André Lobão
. Oficina de criatividade
. Sorteio de livros

Dia 17/04 - 15h às 18h

Atividade de Encerramento: Praça do Viva Bairro de Fátima

. Espaço de leitura;
. Lançamento e relançamento coletivo de obras de autores maranhenses;
. Bate-papo com patrono da 8ª FeliS, Wilson Marques
. Apresentação de espetáculo infantil

Dia 18/04 - 9h às 10h30

Atividade de Extensão
Hospital da Criança
. Visita aos leitos com a presença dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Emília e Visconde)
. Hora do conto

. Distribuição de livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário