quinta-feira, 5 de março de 2015

Prefeito Edivaldo entrega à população centro de saúde reformado no Cohatrac

O prefeito Edivaldo entregou à população nesta quinta-feira (5) a sétima unidade de saúde das 15 que estão sendo totalmente reformadas e reequipadas pela Prefeitura de São Luís. O Centro de Saúde Salomão Fiquene, no Cohatrac, passou por uma completa reforma em suas instalações físicas e terá o atendimento ampliado em todos os setores da atenção básica de saúde.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Vasconcelos, da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, Edivaldo visitou as novas instalações da unidade e destacou as ações realizadas pelo Município para fortalecer o atendimento primário de saúde na rede municipal. No ato de entrega, o prefeito garantiu que mais 20 unidades de saúde serão reformadas e ampliadas ainda este ano na capital, totalizando 34 centros melhorados para proporcionar à população um atendimento com mais qualidade e humanização.

"Estamos avançando muito na área de saúde. Além destas unidades básicas que já foram reformadas, temos ainda obras em pleno andamento nos Socorrões I e II, no Hospital da Criança, a construção de uma maternidade na Cidade Operária com 100 leitos, além dos excelentes serviços oferecidos no Hospital da Mulher, que também passou por obras de reformas e ampliação e aumentou a oferta no atendimento médico-hospitalar", disse o prefeito.

A reforma do Centro de Saúde Salomão Fiquene, no Cohatrac, integra as ações que estão sendo executadas pela Prefeitura de São Luís, no programa de reestruturação da rede municipal de saúde, que apenas em 2014, contemplou seis unidades básicas.

O centro recebeu também nova pintura, além de reparos nas instalações elétricas e hidráulicas e manutenção dos equipamentos. A estrutura da unidade é composta de quatro consultórios de clínica médica e um de especialidades, um gabinete odontológico, salas para vacina e atendimentos básicos, como verificação de pressão arterial, curativos, pesagem e um espaço destinado à nebulização.

Com a reforma, todos os serviços oferecidos à comunidade foram revitalizados e a população continua contando com a assistência das equipes de saúde da família e atendimentos em saúde do adulto, do adolescente e saúde da criança, além de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento para portadores de hipertensão e diabetes, tuberculose e hanseníase. Outro destaque são os serviços especialmente destinados à mulher, como prevenção do câncer e atenção ao pré-natal, parto e nascimento. A unidade oferece também vacinação para cães e gatos.


A partir de agora, a Prefeitura de São Luís coloca à disposição da comunidade do Cohatrac e adjacências novos serviços, pois o C.S. Salomão Fiquene passa a oferecer consultas em cardiologia e dermatologia. Além disso, a população conta também com uma Central para Marcação de Consultas, instalada na unidade, funcionando de segunda a sexta feira, das 7h30 ao meio dia.

Segundo a secretária Helena Duailibe, com a entrega do centro de saúde, a Prefeitura dá mais um passo para o fortalecimento do seu programa de atenção básica à saúde na capital, beneficiando a população com um atendimento primário de melhor qualidade e proporcionando aos profissionais de saúde melhorias das condições de trabalho.

"O Distrito de Saúde da Cohab/Cohatrac é muito importante porque congrega comunidades populosas. Agora, os serviços oferecidos por este centro de sáude somarão ao atendimento prestado no Socorrinho, que oferece consultas e atendimentos especializados de média complexidade", afirmou Helena Duailibe.
Presente no ato de entrega, a autônoma Érica Carvalho, 36 anos, a moradora do Cohatrac, destacou a iniciativa como de extrema importância para sua comunidade. "O C.S. Salomão Fiquene sempre foi uma referência na área da atenção básica dessa região. Agora, com as reformas quem ganha é a população que passará a contar com um atendimento cada vez melhor", disse.

Samuel Santos, líder comunitário do Cohatrac, 43 anos, também fez questão de acompanhar a reinauguração da unidade. "O Salomão Fiquene agora terá melhores condições de suprir a grande demanda de pacientes que buscam atendimento na unidade e contemplará um maior número de usuários, nessa região que possui cerca de 100 mil habitantes", destacou ele.

Pensamento similar tem a professora e ativista social do bairro, Maria do Socorro de Moura Matos, 63 anos. "Foi excelente a iniciativa de reformar esta unidade, pois o centro absorve uma demanda muito grande, inclusive de bairros circuvizinhos", disse ela.

Participaram também do ato de entrega da unidade, os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT), Antônio Lisboa (PCdoB), Barbosa Lages (PDT), Isaías Pereirinha (PSL), Josué Pinheiro (PSDC) e Ricardo Diniz (PHS), além dos secretários municipais Olímpio Araújo (Orçamento Participativo), Batista Matos (Comunicação), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Jerry Abrantes (Desportos e Lazer) e Júlio César Marques (Desenvolvimento Metropolitano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário