terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Detran-MA Divulga Balanço da Primeira Operação Lei Seca de 2015

O Detran-MA, em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura de São Luís, retomou neste fim de semana as ações de educação e fiscalização sobre a Lei Sêca. As ações foram concentradas na Praia Grande, com a distribuição de folhetos educativos, exposição de painéis fotográficos sobre risco de acidentes de trânsito e blitzen em dois pontos diferentes no Anel Viário. As operações irão se repetir em todos os fins de semana da temporada pré-carnavalesca na capital.
O trabalho foi iniciado por volta das 17h. Nos bares da Praia Grande, equipes de educação para o trânsito do Detran-MA distribuíram folhetos impressos com informações gerais sobre a Lei Sêca. Todo o material educativo utilizado estava armazenado dentro de caixas amontoadas no órgão. “Decidimos usar os folhetos, mesmo tendo a logomarca da gestão passada, afinal seria um desperdício de dinheiro público jogá-lo fora”, explica o diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes.
 “A quantidade de acidentes parece que não diminui, só aumenta a cada ano, é preciso investir em educação. Só assim as pessoas ficam em alerta, apesar de muitos, mesmo recebendo orientação, insistirem em dirigir e beber.”, analisou a estudante Vitória Gomes, após receber o material educativo.
O diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes, acompanhou toda a operação, do início ao fim. “Esse trabalho educativo tem a importância de resguardar vidas. Bebida não combina com direção. É preciso que a população brinque, mas com responsabilidade”, reforça.
Depois da ação educativa, teve início o trabalho de fiscalização. Agentes da SMTT e policiais militares montaram barreiras no Anel Viário e aplicaram o teste do etilômetro, mais conhecido como bafômetro. Major Magalhães, comandante da Companhia Militar Rodoviária, explica que a partir de uma nova regulamentação do Denatran, publicada em dezembro passado, a recusa do motorista em fazer o teste do etilômetro gera agora o recolhimento da CNH.. “Dependendo dos sinais de embriaguez, esse motorista pode ser autuado em flagrante e preso, mesmo sem fazer o teste”, alerta Magalhães.
O psicólogo Thiago Oliveira fez o teste e zerou o bafômetro. Naquela noite, ele ficou sem beber enquanto os amigos se divertiam no pré-carnaval. “Saí para curtir, mas resolvi não beber porque sabia que era eu quem, provavelmente, teria que dirigir. Acho fundamental fazer essa fiscalização, pois não basta ter somente a legislação, ela precisa ser cobrada”, destacou.
Balanço da operação - Durante a noite de sábado e madrugada de domingo, 125 motoristas foram abordados, sendo que 113 fizeram o teste do etilômetro; 4 foram flagrados no exame com quantidade de álcool no sangue superior  a tolerável por lei;  3 motoristas estavam dentro do limite que gera apenas infração de trânsito, e uma acima deste limite, foi presa por embriaguez. Ao todo 11 veículos foram apreendidos(9 carros e 2 motos). Entre os flagrantes, 5 condutores não tinham habilitação.
Fonte: Detran-MA



Nenhum comentário:

Postar um comentário